Claraboias: Beleza, Modernidade e Economia

Quando falamos em construções modernas/contemporâneas o que vem a cabeça de alguns é o famoso “conceito aberto” que de alguns anos para cá vem sendo cada vez mais aplicado. Uma das formas de aplicação deste conceito é a utilização de claraboias.

Claraboias de inicio foram desenvolvidas para uma descompressão na estrutura da construção, onde os tetos eram muitos pesados e as estruturas começavam a comprometer a edificação, o que levava a serem feitas severas reformas para reforço.

Com o passar do tempo foram se desenvolvendo formas e estudos de descomprimir esta pressão que também trazendo conforto, beleza e funcionalidade na hora de construir.

O melhor momento para a implantação desta ideia é na hora de projetar, pois tanto a estruturação do edifício, quanto o telhado já serão projetados para receber essas aberturas.

A instalação é feita através de estruturas metálicas que serão enquadradas a fim de receber as chapas em policarbonatos, vidro temperado ou qualquer outro material transparente que traga resistência a chuvas, riscos ou intemperes no geral.

A seguir, alguns exemplos de utilização:

Sheds

Usualmente utilizados em grandes construções como (galpões, edifícios industriais e comerciais) configuram-se como uma abertura geométrica feita em “dente de serra dos telhados”, é posicionada estrategicamente em uma inclinação pré-calculada onde vai fazer a captação da iluminação natural e proporcionar uma ventilação natural no ambiente de instalação.

Claraboia Cúpula

A cúpula já é uma conhecida antiga na construção civil. Começou inicialmente a ser construída a partir dos arcos romanos e depois ganhando destaque no período renascentista da construção, quando ela foi sendo projetada para fora da edificação.

Com o passar do tempo também foi acompanhando as tecnologias desenvolvidas e também sendo utilizadas para o conceito de claraboias.

Ao contrario dos demais exemplos, a cúpula é usada apena para captação de energia solar, aproveitando o seu formato circular, capta o máximo possível de energia e iluminação. Mantendo os ambientes a maior parte do tempo claro de acordo com a posição solar.

Átrio

Aberturas posicionadas diretamente sobre as coberturas (a cima do nível do telhado ou laje) no formado piramidal ou como telhado de “queda de duas águas” também possui como característica utilização de enquadramentos metálicos e chapas de vidros, acrílico ou policarbonato.

Geralmente são utilizados no centro das edificações que possuem pés direitos muito alto, ou com muitas pavimentações , que permite maior capitação de iluminação natural.

Lanternin

Aberturas feitas a cima do nível da cobertura do telhado, podem ser pequenas chapas sobrepostas ás cumeeiras ou a lajes, criam pequenas saliências permitindo a passagem de luz e ventilação natural

Além da ideia de conforto, maior ambientação e beleza, uma outra forma que pode ser utilizada a claraboia, é na construção de vãos internos usados para a instalação de jardins de inverno, que além de trazer uma integração maior com o meio ambiente tem toda a questão de troca de ar interna dos ambientes, e claro, o toque de requinte que traz para a residência ou edificação.

WhatsApp chat